A privação do sono e as doenças

Entre os efeitos negativos da privação de sono encontramos uma enorme capacidade de desenvolvimento de várias doenças. Entre elas podemos destacar muitos problemas cardíacos, ataque cardíaco, hipertensão, diabetes e acidente vascular cerebral.

A falta de sono também pode levar a doenças como a depressão e ansiedade. Depressão e insônia se alimentam de uma a outra, e muitas vezes aparecem juntas. 90% das pessoas com insônia têm, pelo menos, um problema de saúde. Basicamente, pode-se dizer que a falta de sono aumenta o nosso risco de morrer. Muitos estudos científicos têm mostrado que privar uma pessoa de sono aumenta suas chances de morrer de um ataque cardíaco.·.

 

A privação do sono e acidentes

Na história da humanidade há grandes desastres causados pela falta de sono. Talvez um dos mais conhecidos foi o desastre nuclear de Chernobyl.

No entanto, não precisamos ir a tais exemplos exagerados para saber que não dormir pode ser perigoso: os acidentes de trânsito, domésticos ou maquinários no local de trabalho são muito comuns.

 

Outros problemas relacionados

à falta de sono

Dormir pouco ou mal pode torná-lo mais burro, já que o cérebro retarda seus processos cognitivos, reduz o estado de alerta e concentração. Portanto, é importante dormir bem antes de um exame, como parte de um processo de consolidação. Além disso, entre os efeitos secundários da privação do sono encontramos a falta de libido e desejo sexual. Por exemplo, homens que desenvolvem apneia têm baixos níveis de testosterona. Além do mais, dormir pouco nos faz parecer mais velhos, a pele perde sua elasticidade e se formam bolsas em seus olhos. Isso ocorre porque o corpo produz mais cortisol, o hormônio do estresse, que degrada o colágeno na pele. Se você está ficando gordo sem fazer quaisquer alterações significativas na sua dieta, o motivo pode ser a falta de sono. Quanto menos dormimos, ficamos mais famintos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s