Gêmeos com cor de pele diferente, pode acontecer ou não?

gemeos-cor-de-pele-diferente

Um caso de gêmeos com tons de pele diferente chamou a atenção na Inglaterra. Bobby e Riley nasceram em 2011 e eram bem parecidos, mas, à medida em que foram crescendo, os olhos de um se tornaram azuis e sua pele se manteve clara, enquanto o outro manteve os olhos escuros e ficou com a pele também mais escura. Eles são filhos de mãe branca e pai mestiço, segundo informações do jornal inglês Metro.

“Pais de cores diferentes, podem ter gêmeos de cores diferentes também. Isso ocorre em casos de gêmeos bivitelinos, ou seja, gêmeos não idênticos. A frequência é bem pequena, cerca de 1 em cada 1 milhão das gestações gemelares, mas pode acontecer”, afirma a ginecologista e obstetra Heloisa Brudniewski.

REPRODUÇÃO/JORNAL METRO Bobby e Riley no colo dos pais

REPRODUÇÃO/JORNAL METRO
Bobby e Riley no colo dos pais

Gravidez de gêmeos

Ela explica que a gestação de gêmeos bivitelinos – ou seja, quando a mulher libera dois óvulos simultaneamente e os dois são fecundados na mesma relação por dois espermatozoides – funciona como gestação de dois irmãos não gêmeos, mas que ocuparam o útero durante o mesmo período e nasceram ao mesmo tempo. Por isso terão características diferentes. Nesses casos é possível que os pais de cores diferentes tenham gêmeos de cores diferentes também.

Já no caso de gêmeos univitelinos, que são idênticos, um único óvulo é fecundado por um único espermatozoide e ocorre uma divisão de células, fazendo com que tenham mesmo genoma, portanto as mesmas características genéticas, impossibilitando que tenham cores diferentes.

Mudanças na pele, cabelo e olhos do bebê

Ainda segundo a médica, é comum em gêmeos bivitelinos que eles nasçam parecidos e fiquem diferentes à medida que crescem. “Eles não são geneticamente iguais, apenas nasceram no mesmo momento e, como a maioria dos irmãos não gêmeos, podem ser parecidos, mas terão muitas características diferentes que vão se evidenciando ao longo do tempo”, diz.

No caso dos meninos ingleses, a mãe das crianças disse que muita gente fica na dúvida se são mesmo gêmeos. “Parece um milagre e, embora seja raro, nós estamos muito encantados com nossos meninos”, disse a mãe, Abigail Tongue.

Fonte: Bolsa de Mulher

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s