Mais sono, contra a obesidade

A preguiça na hora de acordar tem explicação. Um estudo feito pela Weill Cornell Medical College, no Qatar, mostrou que perder meia hora de sono por dia pode promover o aumento de peso e efeitos adversos no controle de açúcar no sangue.

Foram recrutados 522 pacientes diagnosticados com diabetes tipo 2 e se calculou a redução do tempo de sono de cada um semanalmente. Em paralelo registraram-se peso, altura, medida da circunferência da cintura, bem como foram analisadas as amostras de sangue para checar a sensibilidade à insulina. Os que tiveram maior restrição de sono estavam 72% mais suscetíveis à obesidade.

A partir do sexto mês de estudo, o débito de sono foi associado à obesidade e à resistência à insulina. Após 12 meses, para cada 30 minutos tirados ao dia, o risco aumentou 17% e 39%, respectivamente. O endocrinologista Pedro Assed, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) diz que a pessoa que dorme pouco encontra-se sob influência de estresse físico e psicológico fazendo com que hormônios que estimulam o apetite e o ganho de peso circulem em maiores níveis no sangue.

Fonte: Revista Viva Saúde

EXAMES LABORATORIAIS NO GRANDE ABC. 
INSTITUTO DE BIOMEDICINA DO ABC
www.ibabc.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s