Uma em cada três pessoas terá Zóster. Saiba o que é a doença.

Muito pouco conhecido no país, mas amplamente espalhado pelo mundo, o Zóster, ou herpes-zóster (conhecido popularmente como cobreiro) é uma inflamação aguda causada pelo mesmo vírus da catapora. O indivíduo fica com o vírus adormecido no sistema nervoso, ao longo da medula espinhal esperando uma queda na imunidade que pode reativar o vírus e disparar o desenvolvimento do zóster.

Nos adultos o principal sintoma é a dor intensa na extensão do nervo da medula espinhal até a pele, que pode persistir mesmo depois da cura das lesões. Esse quadro se chama neuralgia pós-herpética. Na maior parte das vezes ela se resolve nos primeiros 3 meses, mas em alguns casos persiste por anos.

Fonte: www.entendaozoster.com.br/divulgação

Áreas afetadas pelo Zóster – Fonte: http://www.entendaozoster.com.br/divulgação

A cada ano, no país, são registradas cerca de 10.000 hospitalizações no SUS por varicela (catapora) e zóster. A taxa de mortalidade aumenta a partir dos 50 anos.

Até duas semanas antes das bolhas na pele podem ocorrer sintomas inespecíficos como mal-estar, dor localizada em um dos lados do corpo, ardência e perda de sensibilidade. Geralmente aparece uma área vermelha bem delimitada, com pequenas bolhas, no local onde há dor principalmente na região do tórax, abdome e rosto (perto dos olhos), permanecendo por 7 a 10 dias. Depois disso as  bolhas estouram, fundem-se, secam e formam crostas. O quadro completo dura cerca de 1 mês.

incidência de neuraugia pós herpetica

Incidência de Neuralgia Pós-Herpética de acordo com a idade. – Fonte: http://www.entendaozoster.com.br/Divulgação

A dor associada ao zóster pode perturbar o sono, o humor, o trabalho e as atividades cotidianas, impactando negativamente a qualidade de vida e levando ao distanciamento social e à depressão.

Fonte: www.entendaozoster.com.br

Anúncios

11 pensamentos sobre “Uma em cada três pessoas terá Zóster. Saiba o que é a doença.

  1. eu tive zoster a mais ou menos 3 meses, porem após tratamento que durou cerca de uma semana, tudo sumiu.Não sinto dor, mas gostaria de saber se posso desenvolvê- la novamente.

    Curtir

  2. Realmente, essa doença é terrível e muito dolorosa,já estou me tratando a 9m,tomando morfina ,dor intensa,de tanto tomar remédios p/o alívio da dor estou c/problemas no fígado, e a dor continua, cheguei.a emagrecer 6k em 10d,não código comer quase nada e ainda c/o fígado inchado. Qual médico q.deveres consultar,além do gastro.

    Curtir

    • Olá, Luzia.
      É importante fazer um acompanhamento com seu médico. Porém se você mantem hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, atividades físicas e pensamentos positivos, seu sistema imunológico fica mais resistente e o risco de reincidência fica cada vez menor.

      Curtir

  3. Há uma vacina para e Herpes-Zoster. Quando tomá-la? Aonde encontrá-la? Aonde posso ver fotos das lesões? Essas lesões cutâneas causam coceira? O dermatologista pode investigar a probabilidade dessa doença? Essas lesões podem aparecer na perna, na altura do joelho?
    Muito obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s