Os procedimentos para melhorar as funções renais

kidneyAproximadamente dois milhões de brasileiros sofrem de doença renal crônica. Entretanto, apenas 40% dos pacientes conhecem o problema.

A Diálise é um tratamento que procura substituir as funções dos rins, removendo as substâncias tóxicas, o excesso de água e sais minerais do organismo.

Existem dois tipos: Alguns tratamentos como a diálise ou até mesmo o transplante só são indicados quando a perda da função renal faz o orgão funcionar em níveis críticos, abaixo de 10%. Conheça os procedimentos: 

  • Hemodiálise: a hemodiálise remove as substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo passando o sangue do paciente por um filtro. Normalmente o procedimento é realizado três vezes por semana, em sessões que duram de três a quatro horas, com o auxílio de uma máquina, em clínicas especializadas ou hospitais.
  • Diálise peritoneal: Ao invés de utilizar um filtro artificial para limpar o sangue, usa o peritônio, uma membrana localizada dentro do abdome e que reveste os órgãos internos para esse fim. É feita a infusão de um líquido semelhante a um soro na cavidade abdominal através de um cateter colocado na região. Esse líquido entra em contato com o peritônio e permanece por um tempo dentro da cavidade abdominal. Assim, o líquido ficará saturado de substâncias tóxicas. Ele então é retirado e substituído pela infusão de um novo líquido.

O transplante de rim, por sua vez, é feito através de uma cirurgia que retira o órgão doente e o substitui por outro que esteja sadio.

Porém, há dois empecilhos nesse procedimento. O primeiro é encontrar um órgão que seja compatível com você. Uma análise minuciosa de compatibilidade diminui os riscos do segundo obstáculo que é a possível rejeição do novo órgão pelo organismo de quem o recebeu.

Fonte: Revista Viva Saúde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s