Exames laboratoriais podem ajudar no diagnóstico de doenças do coração

examedesangue

Estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), referente a 2000 até 2040, aponta que as mortes por doenças cardiovasculares no Brasil terão um crescimento de 250%. Os problemas do coração e derrames já são hoje as principais causas de óbitos entre brasileiros.

Problemas tão graves, entretanto, podem ser detectados antes que seja tarde demais por meio de alguns exames laboratoriais simples. São os chamados marcadores cardíacos, testes que identificam substâncias liberadas no sangue quando há alguma lesão no coração ou doença cardiovascular associada.

Alguns exames de sangue (Perfil Lipídico, Ácido Úrico, Homocisteína, Proteína C-Reativa-Ultrassensível (PCR-us), Glicemia de jejum, Hemoglobina Glicada, Lipoproteína-a [Lp(a)], ApoB, ApoA1  e outros) podem  ajudar a identificar problemas cardiovasculares e monitorar a gravidade deles.

A responsabilidade do médico que acompanha o paciente é solicitar os marcadores que mais se adequam em cada caso clínico. Até mesmo com exames de urina é possível fazer uma avaliação conjunta dos riscos.

Não deixe para procurar ajuda somente quando sentir algum desconforto. Um check-up preventivo pode ser feito em apenas um dia no ano. Falamos de vários exames, mas não necessariamente você fará todos eles. Os testes pedidos pelos médicos levam em conta diversos fatores que entram na análise de risco, como  histórico familiar, diabetes, derrames, sedentarismo, tabagismo, hipertensão arterial e etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s