Praticar atividades físicas sem orientação pode causar problemas cardiovasculares sérios.

peso mulher

Ao começar a fazer qualquer atividade física, seja correr, andar de bicicleta ou algo leve como uma caminhada, bastam alguns minutos para o coração acelerar bastante.

Mesmo antes dos exercícios começarem, o sistema nervoso envia impulsos e ordena a liberação de substâncias que estimulam o coração, artérias e músculos para deixar o organismo preparado para as atividades que estão por vir.

Quando a pessoa começa a se exercitar, o coração precisa bombear ainda mais sangue para suprir a demanda dos músculos que pedem nutrientes e oxigênio. A frequência cardíaca vai aumentando junto com a respiração conforme a intensidade do esforço realizado.

MAIS DE 100 TIPOS DE EXAMES LABORATORIAIS NO GRANDE ABC
www.ibabc.com.br

Com o corpo em repouso, o coração bate mais devagar e o sangue leva cerca de um minuto para fazer uma volta completa no organismo. Exercícios ou emoções deixam as células famintas por nutrientes e oxigênio, então, o músculo cardíaco passa a bater mais rápido para manter o suprimento.

Antes de iniciar qualquer atividade é importantíssimo ser avaliado por um médico, para conhecer as contraindicações dos exercícios e avaliar seus limites. As determinações médicas dependem da idade, sexo, histórico médico etc.

Existem riscos em qualquer atividade física, por isso a necessidade de avaliação prévia. O indivíduo pode sofrer lesões associadas ao preparo inadequado para a carga suportada no esforço (nesse grupo entram as lesões dos músculos, ligamentos, tendões, articulações e até fraturas).

Outro problema que pode ser decorrente da prática de exercícios sem orientação são eventos cardiovasculares graves, como desmaios, infarto, AVC, arritmias e morte súbita, que podem acontecer quando é ultrapassada a intensidade de esforço máxima que poderia ser tolerada.

Via Coração Alerta

LEIA TAMBÉM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s