10 hábitos de saúde no trabalho

10 habitos de saude no trabalhoProfissionais que trabalham sentados, muitas vezes se expõem a problemas, entre eles posturas inadequadas a sedentarismo. Esses maus hábitos podem prejudicar seriamente sua saúde mental e física, não só no ambiente de trabalho, mas em qualquer outro local.

Proteger a saúde dentro do ambiente de trabalho se torna complicado, pois o tempo é escasso e o volume de trabalho é grande, mas algumas ações podem ajudar estes profissionais a prevenir o cansaço e a falta de concentração, proporcionando bom humor e serenidade, além de deixar o trabalho produtivo e agradável com o corpo e a mente mais dispostas.

Confira algumas atitudes do bem no trabalho:

  1. Comece seu dia bem. Levante da cama com cuidado, de lado e apoiando as mãos na cama para não forçar a coluna.
  2. Alongue-se: levante-se da cadeira, mexa-se e alongue braços, pescoço e mãos para aliviar as tensões.
  3. Cuide da alimentação: se você sente muito sono ou preguiça após o almoço, o ideal é equilibrar as refeições. Isso porque a circulação se dirige mais ao aparelho digestivo, o restante do organismo fica mais lento e o excesso de comida pode aumentar este efeito.
  4. Mexa-se: opte pelas as escadas em vez do elevador.  Se o seu local de trabalho for muito distante do térreo, vá de elevador até um determinado andar e siga o restante a pé. Essa atitude também ajuda na queima de calorias.
  5. Postura ereta: você deve ficar posicionado na cadeira de maneira que os ossos do quadril (os ísquios) fiquem bem rentes ao encosto da cadeira, os pés apoiados firmes no chão e, se caso seus pés não alcançarem o chão, apoie os pés em um banquinho pequeno, colaborando para a coluna lombar não ficar sobrecarregada;
  6. Mãos e punhos: a altura da mesa e da cadeira está certa quando os antebraços ficam apoiados sobre a mesa ou o teclado, sem ficarem encolhidos ou distantes.
  7. Tela do monitor é outro objeto que deve ficar na altura dos olhos, sem que seja necessário abaixar ou levantar o pescoço. Essa medida auxilia contrações e dores na cervical e maxilar. Prefira entre 40 e 70 centímetros, muito perto pode causar problemas à visão.
  8. Pausas: procure fazer pequenas pausas durante o dia. A cada 50 minutos trabalhados, experimente descansar 10. Nesse intervalo, aproveite para levantar, caminhar, beber água, esticar as pernas ou fazer alongamentos.
  9. Evite cruzar as pernas, para que não prejudique sua circulação sanguínea.
  10. Sente-se sempre sobre os ísquios (os ossinhos do bumbum) assim, ajuda a manter a coluna mais ereta.

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