Saiba um pouco mais sobre o Hemograma

hemograma
O hemograma é o exame usado para avaliar as três principais linhagens de células do sangue, as hemácias, os leucócitos e as plaquetas.

1- Hemácias (glóbulos vermelhos)

Serve para o diagnóstico de anemia, que é a redução do número de células vermelhas.

São levados em conta principalmente os valores do hematócrito e da hemoglobina. Valores um pouco fora da faixa de referência podem não ter significado clínico, e não refletir doença nenhuma. Mulheres podem ter hematócrito/hemoglobina um pouco mais baixo devido a perdas de sangue na menstruação. Fumantes costumam tê-los um pouco elevado devido a pior oxigenação do sangue pelos seus pulmões. Esses valores devem sempre ser interpretados com cautela.

2- Leucócitos (glóbulos brancos)

São as células de defesa do organismo. Quando os glóbulos brancos do sangue estão aumentados damos o nome de leucocitose. Normalmente indicam uma resposta do organismo a um processo infeccioso que está acontecendo. Doentes com pneumonia, ou abcessos costumam ter um número de leucócitos aumentados. Mas a análise dos dos níveis de leucócitos tem que ser feita com cuidado, já que mesmo sem a leucocitose ainda é possível que haja uma infecção.

Grandes elevações podem indicar leucemia. E quando o indivíduo está com uma baixa contagem dos leucócitos diz-se que ele possui Leucopenia. Uma supressão da imunidade e maior suscetibilidade a infecções.

Os leucócitos são divididos em 5 grupos de células com funções diferentes na defesa do organismo:

Neutrófilos
Eosinófilos
Basófilos
Linfócitos
Monócitos

Essas dosagens servem para se identificar qual linhagem é a responsável pela leucocitose ou leucopenia

 

EXAMES DE SANGUE, FEZES E URINA COM ATÉ 50% DE DESCONTO COM O CARTÃO FIDELIDADE DO IBABC. FAÇA AGORA O SEU NO NOSSO SITE: www.ibabc.com.br

 

3- Plaquetas

São as células responsáveis pelo processo de coagulação do sangue. Elevações são chamadas de trombocitose e a diminuição de trombocitopenia. Pacientes com plaquetas muito baixas são mais propensos a sangramentos. Plaquetas muito elevadas podem favorecer a formação de trombos.

A dosagem das plaquetas são necessárias antes de cirurgias ou procedimentos susceptíveis a sangramentos. Também são importantes na distinção da forma hemorrágica e clássica da dengue.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s