Semana da Mulher – Algumas doenças femininas

medico mulher

Algumas doenças são próprias de cada sexo e que são comuns, algumas delas tipicamente femininas graças a incidência maior em mulheres ou por fatores exclusivamente próprios das características do organismo feminino.

Síndrome ovários Policísticos (SOP)

A síndrome dos ovários policísticos é uma doença feminina que além de causar irregularidades no cíclo menstrual, causando intervalos muito longos geralmente, pode gerar infertilidade.

O sintoma mais notavel da SOP é o atraso ou ausência da menstruação. O aparecimento de pelos no corpo, acne e obesidade também estão associados aos ovários policísticos.

 

Osteoporose

Osteoporose

Por mais que não seja exclusividade das mulheres, a Osteoporose afeta principalmente indivíduos do sexo feminino no período pós-menopausa devido a ausência do hormônio feminino, que faz com que os ossos percam cálcio e se tornem porosos e frágeis, vulnerabilizando-os em quedas.

As áreas mais comuns de sofrerem fraturas são o punho, costelas, vértebras e fêmur. Outros fatores que contribuem para o aparecimento da osteoporose, além da menopausa, são o baixo peso e estatura. O fumo, sedentarismo e falta de cálcio também influencia no enfraquecimento dos ossos.

 

Câncer do colo do útero

O Câncer do Colo do Útero é uma doença grave e infelizmente bastante comum que pode ser prevenida com a realização de exame papanicolau feito anualmente. É uma maneira de detectar doenças femininas precocemente.

A estimativa é de que o câncer de colo do útero seja o terceiro mais comum na população feminina. E o diagnóstico precoce está ligado aos índices de cura. O principal causador desse tipo de câncer é o HPV (Vírus Humano Papiloma). Se ele não for identificado na fase inicial pode levar a morte. Quando a doença está em fases mais avançadas, o câncer de colo do útero pode se manifestar com sangramentos vaginais que aparecem dora dos períodos menstruais ou após relações sexuais e durante a relação pode ocorrer dor pélvica.

 

Prevenção ao cancer de mama

Câncer de mama

Assim como o câncer de colo do útero, o de mama só avança por falta de prevenção, pois o câncer de mama é uma doença totalmente tratável quando diagnosticada precocemente. Além do exame da mamografia, o autoexame feito mensalmente pode ajudar a identificar nódulos iniciais, que é normalmente o alerta inicial.

Os sintomas mais comuns são a mudança de cor, enrugamento ou elevação da pele em uma área do seio, mudança no tamanho ou no formato e surgimento de um ou mais nódulos nas axilas.

No caso das doenças tipicamente femininas a prevenção faz toda a diferença, por isso é muito importante que a mulher não ignore nenhum sintoma ou sensação que seja anormal e procure um médico para um esclarecimento ou diagnóstico mais preciso.

 

 

CUIDE DA SUA SAÚDE MANTENDO SEUS EXAMES EM DIA. CONSULTE UM MÉDICO E DEPOIS VENHA REALIZAR OS SEUS EXAMES LABORATORIAIS COM A GENTE.
www.ibabc.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s