Alimentação para a folia do Carnaval

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O Carnaval é um dos feriados mais animados do ano. Porém, para aproveitar toda a folia carnavalesca – bloquinhos, desfiles e festas – é preciso cuidar da alimentação. Mas não estamos falando de uma dieta para perder os quilinhos extras. Estamos falando, na verdade, de uma dieta especial para aguentar toda programação do Carnaval.

De acordo com a nutricionista Roberta Thawana, da Auraclara Centro Integrado de Bem Estar, é preciso escolher a dedo os alimentos durante a folia carnavalesca: “para aguentar o ritmo intenso do carnaval, aposte em refeições leves e em alimentos que forneçam energia e hidratação”, sugere.

Para conseguir acompanhar todas as festas e blocos, Roberta indica o consumo de fontes de energia. “Duas ótimas opções são os carboidratos integrais, que ajudam na liberação lenta de glicose no sangue, e frutas que, além de energia, fornecem vitaminas e minerais”.

Pensando em você, que vai curtir como nunca o Carnaval 2015, 15 alimentos que te ajudam a aguentar a folia do Carnaval. Confira:

Água

A água é fundamental devido ao calor e ao excesso de bebida alcóolica que geralmente levam à desidratação. Se você consome bebida alcoólica, a dica é intercalar o consumo do drink com o consumo de água durante o decorrer de todo o dia.

Laranja

A laranja é fonte de energia, antioxidante, rica em vitamina C. É fundamental para o bom funcionamento das defesas do organismo.

Castanhas

As castanhas são opções práticas de lanches rápidos que fornecem energia e são fontes de minerais e gorduras boas

Arroz integral

Por ser fonte de magnésio, vitaminas do complexo B, fósforo, ferro e cálcio, o arroz integral fornece energia.

Ovo

Boa fonte de proteína, o ovo é uma ótima opção para o café da manhã reforçado antes da folia

Macarrão integral

O macarrão integral (carboidrato) é uma ótima fonte de energia.

Maçã

A maça é fonte de energia de liberação lenta, rica em vitamina C, E, potássio e fibras. Ela ajuda a combater os radicais livres advindos dos excessos cometidos na folia.

Peixe

Além de ser uma boa fonte de proteína, o peixe tem fácil digestão.

Óleo de coco

O óleo de coco é fonte de energia rápida, antifúngico e antiinflamatório.

Água de coco

Além de hidratar, a água de coco repõe os eletrólitos perdidos pelo suor. Fonte de magnésio e potássio, ela ajuda a evitar a fadiga muscular.

Frango

O frango é uma ótima fonte de proteína, além de possuir menos gordura que a carne bovina e suína. Ele contém aminoácidos de alto valor biológico e fácil digestibilidade.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas têm efeito antioxidante, antiinflamatório, antimicrobiano. Podem ser usadas em sucos para serem tomados no final do dia de folia.

Banana

Por ser fonte de potássio, ácido fólico, magnésio, fósforo, a banana melhora o fluxo sanguíneo e atua na prevenção de cãibras.

Batata doce

Fonte de vitamina A, C, cobre, potássio e ferro, a batata doce fornece energia.

Beterraba

A beterraba é fonte de vitamina A, C, E, cálcio, potássio, manganês, magnésio. Fornece nitrato para o corpo, melhora o fluxo sanguíneo e a circulação. É interessante tomar um suco com beterraba antes de sair para os blocos.

Fonte: Guia da Semana

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