Pode segurar o xixi?

vontadedefazerxixi16

Sentir vontade de fazer xixi e ficar segurando não faz bem para a saúde. A urina serve para eliminar as toxinas (substâncias que prejudicam o organismo). Quanto mais tempo ela fica parada na uretra (canal por onde passa o xixi), mais acumula bactérias que podem causar infecções e dar febre e dores. Se isso acontecer, tem de procurar o médico e fazer tratamento com medicamentos. Além disso, segurar a urina faz sentir dor no abdômen.

A urina é composta principalmente de água e possui também cloreto de sódio (sal), ureia (sobra das proteínas) e ácido úrico (formado naturalmente pelo organismo; em excesso prejudica a saúde).

FAÇA REGULARMENTE EXAMES DE URINA, FEZES E SANGUE. CONSULTE SEU MÉDICO

FIQUE DE OLHO –  Uma maneira de saber se está tomando a quantidade ideal de água é observar a cor do xixi. Quanto mais líquido tiver no organismo, mais clarinha a urina será e mais vezes precisaremos ir ao banheiro. Se estiver escuro e com cheiro forte é porque tem concentração de substâncias. Significa que é preciso tomar mais água. Se sentir arder ao fazer xixi, procure o médico.

A cor também pode mudar de acordo com o tipo de alimentação, ingestão de medicamentos e até doenças. Comer muita beterraba, por exemplo, pode deixar rosado. Já a cenoura e a abóbora tornam laranja. Remédios podem deixar amarelo-escuro e até esverdeado.

Qual é o caminho que a urina faz?

O líquido que bebemos percorre um longo caminho pelo nosso corpo até ser totalmente eliminado. A água, por exemplo, passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos dois rins (eles têm o formato de feijões, mas são bem maiores).

Esses órgãos filtram o sangue, separando o excesso de água e as substâncias que não são úteis ao organismo. Assim, formam a urina. Depois, esse líquido segue para a bexiga, onde é armazenada. Ao ficar cheia, sentimos vontade de ir ao banheiro. Então, ela passa pelo canal (chamado uretra) e sai do nosso corpo pela vagina, no caso das meninas, ou pelo pênis, no caso dos meninos.

Em geral, é preciso beber cerca de 2 litros de água por dia. Se fizermos isso, será natural ir ao banheiro entre seis e sete vezes.

Ingerir bastante líquido, como sucos, e alimentos com grande quantidade de água, como as frutas, é maneira de prevenir infecções.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s