Adultos precisam da vacina contra a hepatite B

vacina_hepatite_B

Com cerca de dois bilhões de indivíduos contaminados no mundo, a Hepatite B é tão severa quanto a C, e tão Doença Sexualmente Transmissível (DST) quanto a AIDS. A diferença entre elas é que, na hepatite B, o contágio atinge altos índices, chegando a ser 100 vezes maior do que o HIV.

A prevenção por meio de vacina existe no Brasil desde 1999, e a maioria dos novos casos acometem pessoas nascidas antes desse ano. “A cobertura vacinal da hepatite B em bebês e crianças é muito grande. O maior problema está na conscientização de jovens e adultos, faixa etária que, em sua maioria, não está vacinada e é sexualmente ativa”, comenta Renato Kfouri, presidente da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM).

INSTITUTO DE BIOMEDICINA DO ABC
MAIS DE 100 TIPOS DE EXAMES PARA QUEM ESTÁ NA REGIÃO DO GRANDE ABC
www.ibabc.com.br

O contágio se dá, além das relações sexuais, de mãe para filho durante a gestação, no parto ou na amamentação, bem como ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâmina, escova de dente) ou de confecção de tatuagem e piercing.

A população adulta tem uma taxa de até 10% de infecção crônica, possibilitando a evolução da doença para a cirrose e para o câncer de fígado. Daí a importância da prevenção. “Além da imunidade contra a hepatite B, a vacina protege contra outra doença: o câncer hepático. A imunização é considerada uma das primeiras formas de prevenção contra um tipo significativo de câncer”, diz Carla Domingues, Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Fonte: Viva Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s